A MSTelcom reuniu no passado dia 22 de Janeiro de 2025, com o Conselho de Administração do Caminho de Ferro de Moçâmedes - CFM, com o objectivo de reforçar a parceria estratégica entre as duas empresas.
Durante o encontro, o Presidente do Conselho de Administração do CFM, António Coelho da Cruz, realçou a importância da implementação do projecto de comunicação integrada ao longo do traçado Namibe-Huíla-Menongue. “Precisamos que este projecto quando terminado venha dar benefícios significativos para a circulação dos comboios e aprimorar continuamente a eficiência dos nossos serviços”, afirmou.
Por sua vez, Felisberta de Jesus, Presidente da Comissão Executiva da MSTelcom, fez menção do progresso já alcançado, onde informou que os passageiros que utilizam as estações de Moçâmedes, Sacomar e Bibala já podem usufruir de serviços de internet. “Vamos continuar a avançar com a recuperação do projecto de fibra óptica para garantir que esse serviço chegue também a outras empresas que dele necessitam”, acrescentou.
O projecto de fibra óptica do CFM liga a província do Namibe até a actual província do Cubango, e fornece soluções tecnológicas e inovadoras para toda a região. A iniciativa visa não apenas modernizar as operações do CFM, mas também apoiar o desenvolvimento de outras indústrias locais.
A MSTelcom e o CFM estão a dar passos importantes no desenvolvimento da infraestrutura digital e de telecomunicações na região. A parceria estratégica entre as duas empresas, com foco na implementação do projecto de comunicação integrada, visa melhorar a eficiência do serviço ferroviário, tornando a circulação de comboios mais fluida e moderna.
O facto dos passageiros nas estações de Moçâmedes, Sacomar e Bibala já poderem usufruírem de Wi-Fi é uma grande melhoria, proporcionando uma experiência mais agradável.